top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo

patrocínio

apoio

realização

Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Trans
logo_peq_Juquiá.jpg
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
logo_AT.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
corpo_incena_horizontal_cor.png
corpo_incena_horizontal.png
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

OFICINA 2 de MAQUIAGEM - 24 de Abril de 2021


Entre a oficina 1 de maquiagem e a oficina 2 foram muitas tentativas para envolvermos mais

jovens nas atividades online: ligações pessoais para os números de WhatsApp, recados com os

pais dos jovens, novas divulgações nas escolas via online.


Mesmo com todo empenho da equipe do projeto, o envolvimento dos jovens é pequeno. Há vários obstáculos que dificultam nossos encontros: a falta de internet que os jovens da região do Vale do Ribeira têm enfrentado para realizarem todas as atividades escolares; a falta de computadores; o rompimento com a rotina de estudos dentro das escolas; a instabilidade

emocional vivida no contexto familiar por conta da pandemia. Os jovens que têm acesso a

internet fazem as aulas através de celulares. Enfim, um contexto que dificulta o engajamento

dos jovens nas atividades. Mas ainda assim, realizamos na segunda quinzena de abril a

segunda oficina de maquiagem com algumas produções e com material de maquiagem em

mãos.


Para esta aula a diretora Sandra Corrêa Lotufo disponibilizou kits de maquiagens individuais para as integrantes que estavam inscritas nas aulas online (nem todos os jovens inscritos no projeto conseguiram participar das oficinas de maquiagem). Os kits foram adquiridos e doados para as jovens (no total foram 9 kits). Com as maquiagens em mãos e, em suas casas, as jovens coloram em prática o conhecimento inicial sobre traços e cores em relação às emoções e os personagens do filme Divertidamente (um dos focos de estudos do nosso projeto).


Com esse segundo encontro finalizamos uma etapa do projeto. A diversão e despojamento permearam a aula online do dia 24 de abril – algumas jovens se acharam exóticas, outras alienígenas, outras “Da ora, prof!”.




 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 31 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Depois do longo trabalho realizado no mês de fevereiro fechamos o retorno das atividades para o dia 15 de março (em formato de rodízio) para respeitar as normas da secretaria da saúde e as orientações das escolas, ou seja, iríamos trabalhar com pequenos grupos de 6 integrantes em espaços abertos com o devido distanciamento e com o uso de máscaras.

Todo esse processo infelizmente teve que ser paralisado, mais uma vez, em virtude do lockdown estabelecido pelo governador devido ao aumento do potencial de contágio da pandemia.


Após o pronunciamento do governador no dia 15 de março, a coordenadora geral do projeto teve que realizar novas reuniões com a equipe de profissionais para buscar novas estratégias para realizar algumas atividades no modelo remoto (on-line), como por exemplo, as oficinas de maquiagem e de dramaturgia – mesmo sabendo que sempre existirá ganhos e perdas em realizarmos algumas atividades on-line.

O projeto contempla jovens que moram em áreas rurais e em municípios pequenos com grande restrição de acesso à internet, mas foi a única forma de darmos continuidade ao projeto.

Cientes desse contexto partimos para as oficinas de maquiagem a distância.


ree

OFICINA 1 DE MAQUIAGEM


Como nos mantermos alinhados e inspirados na produção e criação, apesar do distanciamento?

Foi um desafio a aula de maquiagem do dia 25 de março de 2021 (para professores e jovens). Depois de muito trabalho para definirmos um dia e horário compatível para todos, retomamos as atividades no modelo remoto (mesmo sabendo que não seria possível contemplar todos os jovens que estavam conosco no início do projeto).

Remanejamos os jovens dos dois municípios para um único grupo (grupo misto). Chegamos à conclusão de que essa seria a única forma de realizarmos as oficinas de maquiagem para evitarmos a aproximação e o uso do mesmo material de maquiagem.

O número previsto para essa aula era de 10 integrantes, mas no dia os alunos alegaram que tiveram dificuldade de acessar a internet (uma rotina na vida dos jovens da região do Vale do Ribeira). Aos poucos conseguimos fechar a atividade com 5 participantes. Para os jovens que não conseguiram entrar, disponibilizamos o material de estudo e as explicações do que deveriam exercitar para realizarem seus projetos de maquiagem. Determinamos um prazo maior para que os projetos de estudos das expressões/emoções fossem realizados, no intuito de envolvermos mais jovens nas atividades virtuais.


Apesar de todos os contratempos a professora não deixou a “peteca cair” – apresentou a história da maquiagem no teatro; demonstrou diversas formas e linhas de expressões que diferenciam as várias emoções; disponibilizou material em PDF para consulta sobre expressões faciais; desenvolveu em tempo real um projeto de expressão facial para ensinar os jovens.

 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 28 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Depois de quase um ano aguardando a retomada das atividades escolares, entramos em contato com a comunidade de Juquiá e Miracatu para apresentar o projeto para os novos representantes dos municípios (novos representantes que assumiram os cargos da secretaria da cultura e da secretaria da educação em virtude das eleições de 2020).

A partir dessas reuniões concluímos que no município de Miracatu teríamos que realizar uma nova parceria em relação ao espaço para as atividades do projeto porque o Ginásio de Esportes que utilizamos no ano de 2020 estava em trâmite para possível reforma. Também perdemos a parceria que tínhamos com o transporte livre para os jovens do projeto nos ônibus das escolas do município de Miracatu.

Depois de realizamos outros contatos e reuniões conseguimos uma nova parceria para a realização do projeto - a Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite.

Apesar de termos consciência de que, talvez, alguns jovens inscritos no início do projeto não poderiam dar continuidade – por conta da dificuldade que alguns alunos teriam de chegar ao novo espaço de realização do projeto – optamos por essa solução pois, ainda assim, foi a mais adequada perante o quadro que se estabeleceu no município de Miracatu.

No município de Juquiá mantivemos a parceria de utilização de espaço dentro da E. E. João Adôrno Vassão – tivemos apenas que realizar algumas alterações nos dias e horários para a realização das atividades. Essa mudança foi necessária porque as escolas estaduais não abrem mais aos sábados em decorrência da extinção do Programa Escola da Família, o que mantinha as escolas funcionando aos finais de semana para uso da comunidade.

Entramos em contato com os jovens para divulgar o retorno do projeto e realizar um diagnóstico sobre o melhor dia e horário para a realização das atividades (dentro das possibilidades de dias e de horários disponibilizados pelas diretoras das respectivas escolas). Buscamos adequar o máximo possível.

Infelizmente, por motivos variados tivemos um número significativo de desistências: alguns jovens já não estão na escola (terminaram o colegial), outros mudaram de cidade, outros mudaram de horário e de escola, outros não têm como chegar ao novo local de realização das atividades uma vez que que perdemos a parceria com o translado municipal, outros não se sentiram motivados para retornar depois de tanto tempo.

Apesar do empenho que tivemos em manter os integrantes participando no projeto – há uma situação social instalada pela Covid-19 que dificulta o andamento do cronograma e das atividades. Estamos nos adequando a cada dia – vamos disponibilizar as vagas remanescentes para novos jovens que queiram participar com o intuito de chegar ao número máximo de beneficiados.




 
 
bottom of page