top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo
corpo_incena_horizontal_cor.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
logo_AT.png
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
corpo_incena_horizontal.png
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
logo_peq_Juquiá.jpg
Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN

realização

apoio

patrocínio

MARÇO DE 2021

  • Foto do escritor: Corpo Incena _ 360 GRAUS
    Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 31 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de mai. de 2021

Depois do longo trabalho realizado no mês de fevereiro fechamos o retorno das atividades para o dia 15 de março (em formato de rodízio) para respeitar as normas da secretaria da saúde e as orientações das escolas, ou seja, iríamos trabalhar com pequenos grupos de 6 integrantes em espaços abertos com o devido distanciamento e com o uso de máscaras.

Todo esse processo infelizmente teve que ser paralisado, mais uma vez, em virtude do lockdown estabelecido pelo governador devido ao aumento do potencial de contágio da pandemia.


Após o pronunciamento do governador no dia 15 de março, a coordenadora geral do projeto teve que realizar novas reuniões com a equipe de profissionais para buscar novas estratégias para realizar algumas atividades no modelo remoto (on-line), como por exemplo, as oficinas de maquiagem e de dramaturgia – mesmo sabendo que sempre existirá ganhos e perdas em realizarmos algumas atividades on-line.

O projeto contempla jovens que moram em áreas rurais e em municípios pequenos com grande restrição de acesso à internet, mas foi a única forma de darmos continuidade ao projeto.

Cientes desse contexto partimos para as oficinas de maquiagem a distância.


ree

OFICINA 1 DE MAQUIAGEM


Como nos mantermos alinhados e inspirados na produção e criação, apesar do distanciamento?

Foi um desafio a aula de maquiagem do dia 25 de março de 2021 (para professores e jovens). Depois de muito trabalho para definirmos um dia e horário compatível para todos, retomamos as atividades no modelo remoto (mesmo sabendo que não seria possível contemplar todos os jovens que estavam conosco no início do projeto).

Remanejamos os jovens dos dois municípios para um único grupo (grupo misto). Chegamos à conclusão de que essa seria a única forma de realizarmos as oficinas de maquiagem para evitarmos a aproximação e o uso do mesmo material de maquiagem.

O número previsto para essa aula era de 10 integrantes, mas no dia os alunos alegaram que tiveram dificuldade de acessar a internet (uma rotina na vida dos jovens da região do Vale do Ribeira). Aos poucos conseguimos fechar a atividade com 5 participantes. Para os jovens que não conseguiram entrar, disponibilizamos o material de estudo e as explicações do que deveriam exercitar para realizarem seus projetos de maquiagem. Determinamos um prazo maior para que os projetos de estudos das expressões/emoções fossem realizados, no intuito de envolvermos mais jovens nas atividades virtuais.


Apesar de todos os contratempos a professora não deixou a “peteca cair” – apresentou a história da maquiagem no teatro; demonstrou diversas formas e linhas de expressões que diferenciam as várias emoções; disponibilizou material em PDF para consulta sobre expressões faciais; desenvolveu em tempo real um projeto de expressão facial para ensinar os jovens.

 
 
 

Comentários


bottom of page