top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo

patrocínio

apoio

realização

Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Trans
logo_peq_Juquiá.jpg
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
logo_AT.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
corpo_incena_horizontal_cor.png
corpo_incena_horizontal.png
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 1 min de leitura

Iniciamos o mês de agosto entrando em contato com as escolas dos dois municípios.


Retornamos os contatos com a comunidade para marcarmos as datas e horários das apresentações. Além das apresentações online foi possível realizarmos algumas apresentações em loco, visto que, algumas escolas públicas haviam retornado às atividades presenciais (apesar de manterem uma rotina de rodízios com um número reduzido de alunos).


ree

As apresentações presenciais seguiram o protocolo de cuidados contra a propagação da Covid 19 determinado pela secretaria da saúde e tiveram um número reduzido de público para evitar aglomerações.


Além disto, as apresentações do filme aconteceram em espaços abertos, apesar de sabermos que iríamos perder um pouco da qualidade da visualização por conta da iluminação.


Tivemos ao todo um público de 290 integrantes nas apresentações presenciais e 104 nas apresentações online totalizando 394 pessoas. Se não houvesse a necessidade de mantermos as restrições de quantidade de público presencial, com certeza, teríamos ultrapassado a meta estipulada pelo projeto de atingir 600 pessoas. Se tivéssemos utilizado 100% da capacidade dos locais das apresentações teríamos tido um público de 580 integrantes nas apresentações presenciais mais 104 das apresentações online totalizando 684 pessoas.


O resultado ultrapassou nossas expectativas. Temos orgulho do que realizamos – o filme apresenta temas atuais e de interesse do público jovem dentro de uma dinâmica que intercala: história fictícia, depoimentos reais repletos de pureza, beleza e amorosidade, como também, depoimentos que apresentam questionamentos fortes sobre os padrões de nossa sociedade.


Uma produção enriquecida pelas criações dos jovens atores que puderam apresentar suas danças, cantos e poemas. O resultado não poderia ser outro – uma criação bela e de forte impacto.





 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 1 min de leitura

Um mês de dedicação ao processo de edição do filme.


Várias demandas: escolhas de cenas, adequação e sincronização das músicas, das vozes, cuidado com os conteúdos dos depoimentos, adequação dos sons externos, texturas e coloraturas.


Para uma parte da equipe que só havia trabalhado com montagens teatrais, o processo de edição foi uma grande oportunidade de aprendizado.


Jovens ansiosos para verem o resultado.




 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 2 min de leitura
Dias 26 a 30 de junho: PERÍODO DE FILMAGENS

ree

Para darmos conta do período de filmagem, resolvemos distribuir os profissionais entre os dois municípios para facilitar o translado e o início da montagem da luz e organização dos espaços/cenários. Uma parte da equipe chegou dia 26 à noite em Juquiá, enquanto outra parte da equipe chegou dia 27 bem cedinho em Miracatu.

Cuidados gerais em relação ao período pandêmico – todos sem sintomas, com o uso de máscaras e filmagens em espaços abertos. Para os jovens que realizaram algumas cenas mais próximas foi solicitado teste de detecção da Covid-19. Com isso, todos estiveram seguros para trabalhar.


Iniciamos a filmagem no sábado dia 27 na escola Estadual João Adorno Vassão. Ficamos até o limite permitido e fechamos o trabalho deste dia, sabendo que teríamos que retornar à escola na segunda feira, pois não tínhamos conseguido terminar todas as cenas de Juquiá em apenas um dia de filmagem.

O sábado dia 28 foi dedicado para as filmagens em Miracatu. Neste dia foram escaladas as jovens alunas de Miracatu e os jovens atores de Ibiúna. Todos eufóricos para se encontrarem e se conhecerem pessoalmente.

Os jovens atores de Ibiúna foram convidados a continuarem no presente projetos e ficaram com as cenas mais complexas de serem filmadas nesse período de pandemia.


A estratégia de convidar os jovens de Ibiúna levou em consideração: a experiência deles em outros projetos realizados pela mesma proponente do 360 Graus; a idade (todos maiores de idade facilitando o translado deles e assegurando as responsabilidades em relação ao período pandêmico); o fato de que três dos atores (os que iriam contracenar mais perto) estarem vacinados contra a Covid-19 (02 com duas doses e 01 com uma dose). Apesar desta situação mais segura (jovens já vacinados), não deixamos de lado todos os demais cuidados e solicitamos o teste de detecção Covid-19 para os jovens que iriam ficar mais próximos.


ree

Seguimos todos os cuidados estabelecidos pelo órgão da saúde: todos fizeram uso de máscaras (material providenciado pela produção como: máscaras KN95, 3M Aura e máscaras descartáveis cirúrgicas; uso de álcool gel, espaços abertos e devidos distanciamentos).

As filmagens do dia 28 ocorrem em uma casa na região de Miracatu, uma casa com uma ambiência que simulava uma colônia de férias. Passamos o dia inteiro filmando. Novamente começamos cedinho e fomos até às 21h. No dia seguinte, segunda feira dia 29 de junho retornarmos para Juquiá para terminarmos os clips que ficaram faltando.


ree

Como já era previsto, uma parte da equipe teve que permanecer na região do Vale do Ribeira também no dia 30 de junho para resolver questões burocráticas, devolução de material e organização dos espaços utilizados.

Foram, sem dúvida, dias intensos, atravessados com muita alegria e euforia. Euforia que, por vezes, era contida para não atrapalhar as gravações – silêncio, foco, nervosismo, empolgação e borboletas no estômago na hora de filmar.

 
 
bottom of page