NOVEMBRO 2019
- Corpo Incena _ 360 GRAUS

- 30 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
No mês de novembro também foram realizados quatro encontros que se referem às contrapartidas do projeto: 03 oficinas teatrais para alunos de escolas públicas e 01 encontro para toda a comunidade (no formato de um sociodrama para comportar melhor a demanda do tema trabalhado).
As oficinas foram realizadas nas escolas Estaduais de Juquiá: E. E. João Adorno Vassão (uma oficina no período da manhã e outra no período da tarde) e na E. E. Profº Oswaldo Florêncio (uma oficina no período da manhã que contemplou alunos dos dois períodos – manhã e tarde).
Nas oficinas para os jovens tivemos a participação de 72 jovens, acima da quantidade proposta pelos projeto.
O ato sociodramático foi realizado no C.C.I (Centro Comunitário do Idoso). Tivemos a presença de diretores, de coordenadores, de professores e de uma psicóloga, além dos 100 alunos de diferentes escolas estaduais. O sociodrama foi elaborado para atender a uma demanda apresentada, entre os profissionais do programa P.V.E e os alunos do grêmio, em encontros anteriores: a falta de escuta.
Para tanto, as atividades desenvolvidas pela diretora do projeto “360 Graus” teve como pilar a percepção do outro e a abertura de um espaço e tempo para o ouvir.
A diretora desenvolveu atividades corporais com o objetivo de estabelecer laços cuidadosos entre os participantes; proporcionou momentos para que todos pudessem desenvolver ações de acolhimento; reagrupou os integrantes em subgrupos inserindo dinâmicas que propiciaram o despertar do corpo, da sensibilidade do olhar e da escuta.
Gradativamente, todo o grupo foi sendo direcionado para o acolhimento de histórias, pensamentos, desejos, conflitos em uma ambiência de respeito e cuidado. Um trabalho digno de ser divulgado.






















Comentários