top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo
corpo_incena_horizontal_cor.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
logo_AT.png
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
corpo_incena_horizontal.png
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
logo_peq_Juquiá.jpg
Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN

realização

apoio

patrocínio

MAIO DE 2021 - ENCONTROS ONLINE COM DRAMATURGO

  • Foto do escritor: Corpo Incena _ 360 GRAUS
    Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

AULA 01 - Dia 06/05


No início seriam 03 encontros online com o dramaturgo e professor Fernando Rangel, mas já marcamos o quinto encontro. A cada aula um fio de lã é trabalhado com o objetivo de traçarmos uma dramaturgia.

Na primeira aula houve a apresentação do professor e dramaturgo; a apresentação dos integrantes dos três municípios – Miracatu, Juquiá e da turma convidada de Ibiúna.

Emoções eufóricas tomaram conta da aula: ora porque um integrante de Miracatu conhecia um integrante de Juquiá e ambos não sabiam que estavam dentro de um mesmo projeto; ora porque os integrantes convidados de Ibiúna empolgavam-se com as lembranças e relatos de suas experiências anteriores nas montagens das peças “D@nte Adiante” e “Estação dos Sonhos” – contexto que firmou o compromisso dos jovens com a montagem atual, ou seja, com o projeto “360 Graus”.

Após esse aquecimento inicial o dramaturgo iniciou a explanação do que é escrever para teatro; apresentou a diferença entre um conto e uma peça de teatro; explanou sobre o conceito de Spinozza (filósofo do século XVII) sobre a alegria e tristeza inserindo o tema das emoções. No final do encontro solicitou uma escrita individual para cada jovem a qual deverá ser entregue até terça da semana seguinte (ou seja, dois dias antes do próximo encontro) para que o dramaturgo tenha tempo de ler as produções e elaborar a próxima aula.

AULA 02 - Dia 13/05

ree

As produções individuais encaminhas para o dramaturgo serviram de base para o estudo e explanação da concepção da jornada do herói na aula do dia 13 de maio. Foi solicitado que os integrantes que haviam encaminhado suas produções lessem para o grupo. Gradativamente o professor conduziu as leituras e apontou as formas e as distinções entre as escritas dos jovens.


Um trabalho riquíssimo e minucioso que foi relacionado com histórias míticas, contos, fábulas. Destas escritas iniciais surgiu a estrutura dramática sobre a qual o dramaturgo irá trabalhar junto com os jovens – a estrutura de um diário – um diário de bordo. A aula foi encerrada reforçando a importância de que todos realizassem suas produções individuais.

AULA 03 - Dia 20/05

ree

Neste dia o dramaturgo já apresentou um primeiro esboço da dramaturgia. Distribuiu os personagens entre os integrantes da sala e iniciou a leitura. Foram realizadas quatro leituras para que todos pudessem experimentar a sensação de assumir uma personagem. Os personagens e situações desse enredo inicial foram delineados a partir dos relatos e produções individuais dos jovens – um contexto que estimulou os jovens que ainda não tinham realizado suas produções a “correr atrás” e realizar.

AULA 04 - 27/05


Novamente os jovens realizaram a leitura do texto dramático que estava em processo de construção, só que desta vez, com mais estórias pessoais sendo entrelaçadas. Estamos bem contentes com o envolvimento dos jovens – mesmo aqueles que não conseguem entrar na aula online (por diferentes motivos) realizaram as produções de texto e encaminharam para o dramaturgo ou para a coordenadora do projeto. Houve muita integração e interação durante as leituras e os jovens não se intimidaram em dar suas ideias para a construção do texto.


Temos como meta terminar a produção do texto até o próximo encontro virtual – é um grande desafio criar e produzir em um tempo tão apertado! Mas estamos animados. Enfim, a arte brotando das rachaduras e das adversidades da vida.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page