MAIO DE 2021 - ENCONTROS ONLINE COM DRAMATURGO
- Corpo Incena _ 360 GRAUS

- 29 de set. de 2021
- 2 min de leitura

AULA 01 - Dia 06/05
No início seriam 03 encontros online com o dramaturgo e professor Fernando Rangel, mas já marcamos o quinto encontro. A cada aula um fio de lã é trabalhado com o objetivo de traçarmos uma dramaturgia.
Na primeira aula houve a apresentação do professor e dramaturgo; a apresentação dos integrantes dos três municípios – Miracatu, Juquiá e da turma convidada de Ibiúna.
Emoções eufóricas tomaram conta da aula: ora porque um integrante de Miracatu conhecia um integrante de Juquiá e ambos não sabiam que estavam dentro de um mesmo projeto; ora porque os integrantes convidados de Ibiúna empolgavam-se com as lembranças e relatos de suas experiências anteriores nas montagens das peças “D@nte Adiante” e “Estação dos Sonhos” – contexto que firmou o compromisso dos jovens com a montagem atual, ou seja, com o projeto “360 Graus”.
Após esse aquecimento inicial o dramaturgo iniciou a explanação do que é escrever para teatro; apresentou a diferença entre um conto e uma peça de teatro; explanou sobre o conceito de Spinozza (filósofo do século XVII) sobre a alegria e tristeza inserindo o tema das emoções. No final do encontro solicitou uma escrita individual para cada jovem a qual deverá ser entregue até terça da semana seguinte (ou seja, dois dias antes do próximo encontro) para que o dramaturgo tenha tempo de ler as produções e elaborar a próxima aula.
AULA 02 - Dia 13/05

As produções individuais encaminhas para o dramaturgo serviram de base para o estudo e explanação da concepção da jornada do herói na aula do dia 13 de maio. Foi solicitado que os integrantes que haviam encaminhado suas produções lessem para o grupo. Gradativamente o professor conduziu as leituras e apontou as formas e as distinções entre as escritas dos jovens.
Um trabalho riquíssimo e minucioso que foi relacionado com histórias míticas, contos, fábulas. Destas escritas iniciais surgiu a estrutura dramática sobre a qual o dramaturgo irá trabalhar junto com os jovens – a estrutura de um diário – um diário de bordo. A aula foi encerrada reforçando a importância de que todos realizassem suas produções individuais.
AULA 03 - Dia 20/05

Neste dia o dramaturgo já apresentou um primeiro esboço da dramaturgia. Distribuiu os personagens entre os integrantes da sala e iniciou a leitura. Foram realizadas quatro leituras para que todos pudessem experimentar a sensação de assumir uma personagem. Os personagens e situações desse enredo inicial foram delineados a partir dos relatos e produções individuais dos jovens – um contexto que estimulou os jovens que ainda não tinham realizado suas produções a “correr atrás” e realizar.
AULA 04 - 27/05
Novamente os jovens realizaram a leitura do texto dramático que estava em processo de construção, só que desta vez, com mais estórias pessoais sendo entrelaçadas. Estamos bem contentes com o envolvimento dos jovens – mesmo aqueles que não conseguem entrar na aula online (por diferentes motivos) realizaram as produções de texto e encaminharam para o dramaturgo ou para a coordenadora do projeto. Houve muita integração e interação durante as leituras e os jovens não se intimidaram em dar suas ideias para a construção do texto.
Temos como meta terminar a produção do texto até o próximo encontro virtual – é um grande desafio criar e produzir em um tempo tão apertado! Mas estamos animados. Enfim, a arte brotando das rachaduras e das adversidades da vida.











Comentários