top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo

patrocínio

apoio

realização

Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Trans
logo_peq_Juquiá.jpg
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
logo_AT.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
corpo_incena_horizontal_cor.png
corpo_incena_horizontal.png
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 17 de fev. de 2020
  • 1 min de leitura

Trabalho corporal: trabalho com espelhamento de movimentos (primeiro em duplas, depois em quartetos); Jogos de percepção de movimentação no espaço: siga alguém e não deixa ninguém te seguir; ombro no ombro (caminhar em duplas com o desafio de realizar trocas dinâmicas entre as duplas); bambolê (trabalho com movimentos redondos e curvos); hipnose colombiana (desenvolvimento da capacidade de liderança).

Cenas: apresentação das cenas realizadas a partir do texto Águia ou Galinha (Leonardo Boff). Definição do estado físico de prontidão no momento de entrar e sair de cena.






 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 10 de fev. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

Trabalho corporal: percepção do espaço físico individual – o espaço que o corpo ocupa; diferentes pontos de apoio corporal, vivência do ponto neutro (equilíbrio na distribuição do peso do corpo); concepção de grupo como um corpo – unidade; percepção do grupo como um único corpo em movimento no espaço.


Musicalização: pulso como a base do trabalho a ser desenvolvido; movimentação individual na diagonal (cada jovem teve o desafio de propor um ritmo sonoro corporal e vocal para que os demais integrantes repetissem) – atenção ao ritmo e cadência.

Apresentação do significado e papel de coro, coriféias e corifeu.

Desdobramentos do mesmo exercício anterior em coro. Trabalho de ritmo, coordenação e memória em subgrupos.


Jogos: olho no olho (focalização e movimentação individual da célula individual para a célula grupal); Ra Ru Re (atenção e prontidão no ato de responder).

Cena: entrega do texto “Águia ou Galinha” (Leonardo Boff). Preparação de cena para próxima

semana.




 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 30 de nov. de 2019
  • 1 min de leitura

No mês de novembro também foram realizados quatro encontros que se referem às contrapartidas do projeto: 03 oficinas teatrais para alunos de escolas públicas e 01 encontro para toda a comunidade (no formato de um sociodrama para comportar melhor a demanda do tema trabalhado).



As oficinas foram realizadas nas escolas Estaduais de Juquiá: E. E. João Adorno Vassão (uma oficina no período da manhã e outra no período da tarde) e na E. E. Profº Oswaldo Florêncio (uma oficina no período da manhã que contemplou alunos dos dois períodos – manhã e tarde).

Nas oficinas para os jovens tivemos a participação de 72 jovens, acima da quantidade proposta pelos projeto.


O ato sociodramático foi realizado no C.C.I (Centro Comunitário do Idoso). Tivemos a presença de diretores, de coordenadores, de professores e de uma psicóloga, além dos 100 alunos de diferentes escolas estaduais. O sociodrama foi elaborado para atender a uma demanda apresentada, entre os profissionais do programa P.V.E e os alunos do grêmio, em encontros anteriores: a falta de escuta.

Para tanto, as atividades desenvolvidas pela diretora do projeto “360 Graus” teve como pilar a percepção do outro e a abertura de um espaço e tempo para o ouvir.


A diretora desenvolveu atividades corporais com o objetivo de estabelecer laços cuidadosos entre os participantes; proporcionou momentos para que todos pudessem desenvolver ações de acolhimento; reagrupou os integrantes em subgrupos inserindo dinâmicas que propiciaram o despertar do corpo, da sensibilidade do olhar e da escuta.



Gradativamente, todo o grupo foi sendo direcionado para o acolhimento de histórias, pensamentos, desejos, conflitos em uma ambiência de respeito e cuidado. Um trabalho digno de ser divulgado.

 
 
bottom of page