- Corpo Incena _ 360 GRAUS
- 29 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Paralelo aos encontros virtuais realizamos também dentro do mês de maio, 10 encontros presenciais seguindo as diretrizes do ministério da saúde e as regras e orientações que os diretores das escolas estaduais nos solicitaram. Os encontros aconteceram nas quadras abertas, com uso de máscara, álcool gel, termômetro para medir temperatura e adaptação das atividades para mantermos o distanciamento. Há alguns jovens que são parentes e vivem na mesma casa (nesses casos, permitimos uma maior proximidade entre os integrantes, como também, o caso de casais de namorados que já vivem juntos).
AULA 01 - 03/05 (02 encontros // um em Miracatu e um em Juquiá)
Um momento muito esperado pelos integrantes que iniciaram o projeto conosco em 2020.
Soubemos acalmar os ânimos para não sairmos abraçando os amigos antigos e os novos integrantes.
Em Juquiá muitas carinhas conhecidas – uma parte significativa do grupo voltou para o projeto (12 jovens).
Em Miracatu o engajamento foi menor, apenas uma jovem está conosco desde o início do projeto, os demais integrantes são novos (em Miracatu tivemos a adesão de 5 jovens). Lembrando que antes da pandemia tínhamos um número muito mais significativo de jovens: 27 integrantes em Juquiá e 31 integrantes em Miracatu.
Neste dia o professor Ricardo Nash iniciou as atividades com um aquecimento corporal e aos poucos trabalhou com sequências de gestos dentro de pulsações e palmas conduzidas por ele.
Coube à coordenadora a distribuição de termos de compromisso e autorização de uso de imagem, listagem de presença, regras de conduta e cuidados dentro da escola, esclarecer as mudanças que o projeto está sofrendo por conta da pandemia; realizar as reuniões com as direções das escolas.
AULA 02 - 10/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)
Como sempre iniciamos as atividades a partir de um aquecimento corporal: articulações e partes diferentes do corpo foram estimuladas.
Ricardo Nash estimulou o grupo a avançar nos desafios dos gestos corporais dentro de diferentes tempos (pulsação) estipulados por ele.
Trabalhou com a memória corporal e simultaneidade de gestos e sons. Envolveu os alunos em um trabalho laborioso de produção de sons a partir de gestos corporais e gradativamente foi encaminhando o grupo na produção de sons vocais – ora em solos, ora em duplas, ora todos os integrantes juntos. Na segunda parte da aula a professora de expressão corporal trabalhou com movimentos no espaço explorando o nível alto, médio e baixo. A partir desta atividade desdobrou o trabalho para a elaboração de cenas espontâneas a partir da composição dos gestos corporais. Depois desse trabalho foi solicitado uma história significativa de cada integrantes (uma história que eles consideravam importante). A partir dessa história realizamos o entrelaçamento das aulas presenciais com as aulas online de dramaturgia.
AULA 03 - 17/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)
Para esta aula tivemos que realizar uma produção mais elaborado, pois tínhamos o objetivo de que os jovens pudessem extrapolar o cotidiano e criar personagens e situação a partir de objetos inusitados e figurinos.
A equipe do projeto foi antecipadamente nas escolas montar o espaço de trabalho: araras com diversas roupas, objetos de cenas e tapetes construíram um ambiente mais adequado para o trabalho do dia.
A partir de variadas atividades de expressão corporal a professora de expressão corporal conduziu os integrantes a perceberem-se como protagonistas de suas histórias. Para tanto, foram trabalhados neste dia os jogos: olho no olho; Ra Ru Ra (fase 1, 2 e 3); nome no gesto; siga o mestre; Suzuki. Depois desses jogos os jovens estavam prontos para explorar os materiais disponibilizados para a criação de suas cenas – não antes de passarem álcool gel nas mãos.
AULA 04 - 24/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)
A aula deste dia teve como objetivo aprofundar as atividades da aula anterior e inserir um jogo de expressão corporal que faz uso de uma bola imaginária que é recebida por diferentes partes do corpo.
O objetivo foi colocar o jovem ator em diferentes situações corporais. Essa atividade tem variados desdobramentos (trabalho em círculo com todos os integrantes juntos, trabalho em duplas com cada integrante em uma extremidade oposta a todos os outros integrantes do jogo e, a etapa final que é o trabalho de protagonismo em que um integrante é o agente principal da atividade e lança a bola imaginária para todos os outros integrantes. Em cada uma dessas etapas os jovens pesquisaram como o corpo deve se mover ao imaginar que lança uma bola pequena, uma bola grande ou ainda uma bola gigante; também pesquisaram como o corpo de se movimentar para criar o efeito de manipular bolas de diferentes materiais como: uma bola feita de vidro, outra de madeira, outra de ferro. Um trabalho rico de auto percepção e domínio gestual.
Fechamos a aula com apresentações individuais de talentos entre os jovens – duas jovens levaram seus violões e uma jovem levou um bandeiro (uma proposta que surgiu dos próprios alunos durante a aula online de dramaturgia).
O intuito dessa troca entre talentos é levantarmos cenas para compor o enredo da peça – estamos empolgados com as possíveis criações.
AULA 05 - 31/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)
Depois do aquecimento corporal que já é rotina em todas as aulas presenciais, partimos para a leitura do texto dramático que já estava no processo final de elaboração. Realizamos três leituras para que os jovens pudessem trocar de personagens e entender melhor o enredo (o fato de metade dos jovens não entrarem nas aulas online, exige que a equipe de educadores das aulas presenciais sane os desajustes entre os participantes – como já pontuado tantas vezes em nossos relatórios de aula a aula). Nesse dia foram sanadas dúvidas do enredo, analisado lugares dentro do texto para serem inseridas as coreografias, o canto a capela e os raps que os jovens já estavam elaborando. Foi pontuado também que os jovens atores convidados de Ibiúna que entraram no início das aulas online de dramaturgia também fariam parte das filmagens como jovens atores convidados de projetos anteriores. Essa foi uma estratégia direcionada pela coordenadora do projeto para garantir um número mais significativo de jovens no momento da filmagem e não correr o risco de sobrecarregar nenhum jovem de Miracatu e Juquiá que ainda têm pouca experiência com o rigor de um set de filmagem. Uma experiência riquíssima para todas e todos os integrantes das três cidades.


















































