top of page
  • Black Facebook Icon
  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo

patrocínio

apoio

realização

Logo_Inst_Votorantim_Preferencial_RGB.PN
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Trans
logo_peq_Juquiá.jpg
IMG-20191003-WA0006 MIRACATU .jpg
governosp_secretariadeculturaeeconomiacr
logo_AT.png
Logo-PROAC-cor.png
Marca Legado_Positivo_Hor 2 Linhas_Box_C
corpo_incena_horizontal_cor.png
corpo_incena_horizontal.png
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 4 min de leitura

Paralelo aos encontros virtuais realizamos também dentro do mês de maio, 10 encontros presenciais seguindo as diretrizes do ministério da saúde e as regras e orientações que os diretores das escolas estaduais nos solicitaram. Os encontros aconteceram nas quadras abertas, com uso de máscara, álcool gel, termômetro para medir temperatura e adaptação das atividades para mantermos o distanciamento. Há alguns jovens que são parentes e vivem na mesma casa (nesses casos, permitimos uma maior proximidade entre os integrantes, como também, o caso de casais de namorados que já vivem juntos).



AULA 01 - 03/05 (02 encontros // um em Miracatu e um em Juquiá)


Um momento muito esperado pelos integrantes que iniciaram o projeto conosco em 2020.

Soubemos acalmar os ânimos para não sairmos abraçando os amigos antigos e os novos integrantes.

Em Juquiá muitas carinhas conhecidas – uma parte significativa do grupo voltou para o projeto (12 jovens).

Em Miracatu o engajamento foi menor, apenas uma jovem está conosco desde o início do projeto, os demais integrantes são novos (em Miracatu tivemos a adesão de 5 jovens). Lembrando que antes da pandemia tínhamos um número muito mais significativo de jovens: 27 integrantes em Juquiá e 31 integrantes em Miracatu.


Neste dia o professor Ricardo Nash iniciou as atividades com um aquecimento corporal e aos poucos trabalhou com sequências de gestos dentro de pulsações e palmas conduzidas por ele.

Coube à coordenadora a distribuição de termos de compromisso e autorização de uso de imagem, listagem de presença, regras de conduta e cuidados dentro da escola, esclarecer as mudanças que o projeto está sofrendo por conta da pandemia; realizar as reuniões com as direções das escolas.


AULA 02 - 10/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)


Como sempre iniciamos as atividades a partir de um aquecimento corporal: articulações e partes diferentes do corpo foram estimuladas.

Ricardo Nash estimulou o grupo a avançar nos desafios dos gestos corporais dentro de diferentes tempos (pulsação) estipulados por ele.

Trabalhou com a memória corporal e simultaneidade de gestos e sons. Envolveu os alunos em um trabalho laborioso de produção de sons a partir de gestos corporais e gradativamente foi encaminhando o grupo na produção de sons vocais – ora em solos, ora em duplas, ora todos os integrantes juntos. Na segunda parte da aula a professora de expressão corporal trabalhou com movimentos no espaço explorando o nível alto, médio e baixo. A partir desta atividade desdobrou o trabalho para a elaboração de cenas espontâneas a partir da composição dos gestos corporais. Depois desse trabalho foi solicitado uma história significativa de cada integrantes (uma história que eles consideravam importante). A partir dessa história realizamos o entrelaçamento das aulas presenciais com as aulas online de dramaturgia.


AULA 03 - 17/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)


Para esta aula tivemos que realizar uma produção mais elaborado, pois tínhamos o objetivo de que os jovens pudessem extrapolar o cotidiano e criar personagens e situação a partir de objetos inusitados e figurinos.

A equipe do projeto foi antecipadamente nas escolas montar o espaço de trabalho: araras com diversas roupas, objetos de cenas e tapetes construíram um ambiente mais adequado para o trabalho do dia.

A partir de variadas atividades de expressão corporal a professora de expressão corporal conduziu os integrantes a perceberem-se como protagonistas de suas histórias. Para tanto, foram trabalhados neste dia os jogos: olho no olho; Ra Ru Ra (fase 1, 2 e 3); nome no gesto; siga o mestre; Suzuki. Depois desses jogos os jovens estavam prontos para explorar os materiais disponibilizados para a criação de suas cenas – não antes de passarem álcool gel nas mãos.



AULA 04 - 24/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)


A aula deste dia teve como objetivo aprofundar as atividades da aula anterior e inserir um jogo de expressão corporal que faz uso de uma bola imaginária que é recebida por diferentes partes do corpo.

O objetivo foi colocar o jovem ator em diferentes situações corporais. Essa atividade tem variados desdobramentos (trabalho em círculo com todos os integrantes juntos, trabalho em duplas com cada integrante em uma extremidade oposta a todos os outros integrantes do jogo e, a etapa final que é o trabalho de protagonismo em que um integrante é o agente principal da atividade e lança a bola imaginária para todos os outros integrantes. Em cada uma dessas etapas os jovens pesquisaram como o corpo deve se mover ao imaginar que lança uma bola pequena, uma bola grande ou ainda uma bola gigante; também pesquisaram como o corpo de se movimentar para criar o efeito de manipular bolas de diferentes materiais como: uma bola feita de vidro, outra de madeira, outra de ferro. Um trabalho rico de auto percepção e domínio gestual.

Fechamos a aula com apresentações individuais de talentos entre os jovens – duas jovens levaram seus violões e uma jovem levou um bandeiro (uma proposta que surgiu dos próprios alunos durante a aula online de dramaturgia).

O intuito dessa troca entre talentos é levantarmos cenas para compor o enredo da peça – estamos empolgados com as possíveis criações.


AULA 05 - 31/05 (02 encontros – um em Miracatu e um em Juquiá)


Depois do aquecimento corporal que já é rotina em todas as aulas presenciais, partimos para a leitura do texto dramático que já estava no processo final de elaboração. Realizamos três leituras para que os jovens pudessem trocar de personagens e entender melhor o enredo (o fato de metade dos jovens não entrarem nas aulas online, exige que a equipe de educadores das aulas presenciais sane os desajustes entre os participantes – como já pontuado tantas vezes em nossos relatórios de aula a aula). Nesse dia foram sanadas dúvidas do enredo, analisado lugares dentro do texto para serem inseridas as coreografias, o canto a capela e os raps que os jovens já estavam elaborando. Foi pontuado também que os jovens atores convidados de Ibiúna que entraram no início das aulas online de dramaturgia também fariam parte das filmagens como jovens atores convidados de projetos anteriores. Essa foi uma estratégia direcionada pela coordenadora do projeto para garantir um número mais significativo de jovens no momento da filmagem e não correr o risco de sobrecarregar nenhum jovem de Miracatu e Juquiá que ainda têm pouca experiência com o rigor de um set de filmagem. Uma experiência riquíssima para todas e todos os integrantes das três cidades.



 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

AULA 01 - Dia 06/05


No início seriam 03 encontros online com o dramaturgo e professor Fernando Rangel, mas já marcamos o quinto encontro. A cada aula um fio de lã é trabalhado com o objetivo de traçarmos uma dramaturgia.

Na primeira aula houve a apresentação do professor e dramaturgo; a apresentação dos integrantes dos três municípios – Miracatu, Juquiá e da turma convidada de Ibiúna.

Emoções eufóricas tomaram conta da aula: ora porque um integrante de Miracatu conhecia um integrante de Juquiá e ambos não sabiam que estavam dentro de um mesmo projeto; ora porque os integrantes convidados de Ibiúna empolgavam-se com as lembranças e relatos de suas experiências anteriores nas montagens das peças “D@nte Adiante” e “Estação dos Sonhos” – contexto que firmou o compromisso dos jovens com a montagem atual, ou seja, com o projeto “360 Graus”.

Após esse aquecimento inicial o dramaturgo iniciou a explanação do que é escrever para teatro; apresentou a diferença entre um conto e uma peça de teatro; explanou sobre o conceito de Spinozza (filósofo do século XVII) sobre a alegria e tristeza inserindo o tema das emoções. No final do encontro solicitou uma escrita individual para cada jovem a qual deverá ser entregue até terça da semana seguinte (ou seja, dois dias antes do próximo encontro) para que o dramaturgo tenha tempo de ler as produções e elaborar a próxima aula.

AULA 02 - Dia 13/05

ree

As produções individuais encaminhas para o dramaturgo serviram de base para o estudo e explanação da concepção da jornada do herói na aula do dia 13 de maio. Foi solicitado que os integrantes que haviam encaminhado suas produções lessem para o grupo. Gradativamente o professor conduziu as leituras e apontou as formas e as distinções entre as escritas dos jovens.


Um trabalho riquíssimo e minucioso que foi relacionado com histórias míticas, contos, fábulas. Destas escritas iniciais surgiu a estrutura dramática sobre a qual o dramaturgo irá trabalhar junto com os jovens – a estrutura de um diário – um diário de bordo. A aula foi encerrada reforçando a importância de que todos realizassem suas produções individuais.

AULA 03 - Dia 20/05

ree

Neste dia o dramaturgo já apresentou um primeiro esboço da dramaturgia. Distribuiu os personagens entre os integrantes da sala e iniciou a leitura. Foram realizadas quatro leituras para que todos pudessem experimentar a sensação de assumir uma personagem. Os personagens e situações desse enredo inicial foram delineados a partir dos relatos e produções individuais dos jovens – um contexto que estimulou os jovens que ainda não tinham realizado suas produções a “correr atrás” e realizar.

AULA 04 - 27/05


Novamente os jovens realizaram a leitura do texto dramático que estava em processo de construção, só que desta vez, com mais estórias pessoais sendo entrelaçadas. Estamos bem contentes com o envolvimento dos jovens – mesmo aqueles que não conseguem entrar na aula online (por diferentes motivos) realizaram as produções de texto e encaminharam para o dramaturgo ou para a coordenadora do projeto. Houve muita integração e interação durante as leituras e os jovens não se intimidaram em dar suas ideias para a construção do texto.


Temos como meta terminar a produção do texto até o próximo encontro virtual – é um grande desafio criar e produzir em um tempo tão apertado! Mas estamos animados. Enfim, a arte brotando das rachaduras e das adversidades da vida.


ree

 
 
  • Corpo Incena _ 360 GRAUS
  • 29 de set. de 2021
  • 1 min de leitura

Iniciamos este mês com dois formatos de trabalho – aulas online com as atividades de dramaturgia e aulas presenciais com a direção de palco e direção musical.


Depois de muitas tentativas para envolver mais jovens nas aulas online a diretora do projeto lançou a proposta de convidar jovens atores de projetos realizados anteriormente por ela.

O objetivo inicial foi estabelecer uma troca entre os jovens que já realizaram projetos com a equipe e com o mesmo perfil que o “360 Graus” e, com isso, incentivar um maior engajamento dos jovens de Miracatu e Juquiá nas aulas online. O resultado foi promissor.


O fato de convidarmos jovens mais experientes e com uma estória de formação teatral com a equipe do projeto 360 Graus ampliou o engajamento dos jovens de Miracatu e Juquiá nas aulas online e com isso conseguimos um maior resultado no texto dramático.


A possibilidade de retornarmos com algumas aulas presenciais também ajudou no engajamento dos jovens nas propostas (aulas realizadas com todas as orientações e protocolos de distanciamento estabelecidos pela secretaria da saúde e pelas escolas estaduais que nos acolheram).


 
 
bottom of page